Mato Grosso, S�bado, 04 de Maio de 2024     
Novo Portal
Mais de 500 pessoas participaram do VI Encontro de História Oral do Centro-Oeste
Mais de 500 pessoas participaram do VI Encontro de História Oral do Centro-Oeste
05/10/2007 15:18:35
por Coordenadoria de Comunicação Social

O número de participantes no VI Encontro de História Oral do Centro-Oeste que terminou nesta quinta-feira (04) em Cáceres superou as expectativas dos organizadores. Mais de 500 pessoas participaram do encontro que reuniu professores de várias instituições do país, acadêmicos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e professores da rede pública de ensino de vários municípios do estado.

A Comissão Organizadora realizou na manhã desta sexta-feira uma avaliação do encontro, e chegou a números significativos. Foram apresentados 180 trabalhos, sendo que cerca de 50% destes são produções emanadas da Unemat, instituição sede do encontro. “O importante desses trabalhos terem sido apresentados é que a Unemat ganha visibilidade do que está sendo produzido dentro da academia, uma vez que professores de várias instituições têm acesso a essa produção”, avalia a professora Maria do Socorro de Sousa Araújo, do departamento de História.

O professor Renilson Rosa Ribeiro, que também participou como organizador do evento, lembra que a realização desses encontros em Cáceres, serviu também como um desafio além de permitir que os acadêmicos, egressos e participantes pudessem ter acesso a diversas publicações e possibilitar a criação de vínculos e trocas de experiências. “É um espaço democrático e muito rico para os acadêmicos”, afirma. Ele cita como exemplo o envolvimento dos alunos de graduação que trabalharam na equipe de apoio. “Eles puderam manter contato com os professores que vieram expor trabalhos e se envolveram profundamente, além de se conhecerem melhor”. Os organizadores acreditam que a experiência dos acadêmicos vai estimular outros acadêmicos a participar como monitores em outros eventos.

Como resultado da organização e participação no VI Encontro de História Oral do Centro-Oeste a Unemat vai sediar em novembro de 2008 o Encontro Regional da Associação Nacional de História. “Sediar esses encontros dá visibilidade não só ao departamento de História da Unemat, mas para a instituição como um todo”, afirma Socorro.

Outro ponto considerado como positivo do encontro, foi a quantidade de trabalhos inscritos nos nove grupos temáticos. Cada grupo temático tinha entre 15 a 24 trabalhos de professores, acadêmicos, egressos, professores da rede de ensino. Além disso, o evento serviu para consolidar as linhas de pesquisa do departamento de história que são: “Cultura, memória e poder”, “Cultura, diversidade e ensino de história” e ainda “Poder, economia e sociedade”.

O lançamento do livro “Ensino de História: trajetórias em movimento”, publicado pela Editora da Unemat e organizados pelos professores do departamento de História da Unemat: Nauk Maria de Jesus, Osvaldo Mariotto Cerezer e Renilson Rosa Ribeiro, também merece ser destacado, visto que é o primeiro livro de ensino de história de Mato Grosso, ressalta a professora Nauk.

Os três professores se esforçaram para que o livro pudesse ser publicado durante o Encontro a fim de que ele pudesse ser conhecido, e o próximo passo será o lançamento do mesmo em Cuiabá e também em vários eventos de nível nacional e internacional. “O importante deste livro é que ele se origina das nossas práticas nas salas de aula, com nossos acadêmicos fazendo questionamentos. Nós pensamos o espaço das salas de aula dentro das especificidades e solicitamos isso dos autores, alguns renomados”, afirma Osvaldo.

Por fim, os organizadores do encontro fizeram questão de ressaltar a colaboração para que o evento fosse realizado. Eles lembram do apoio da coordenação do campus Jane Vanini, das empresas privadas como o Banco do Brasil, da Universidade Federal de Mato Grosso, por meio do programa de pós-graduação, da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e ainda dos acadêmicos monitores e do professor e vice-reitor Elias Januário. "Nós temos a certeza que sem a participação dessas pessoas e instituições não teríamos conseguido realizar o evento ", afirmam os professores Maria do Socorro, Nauk de Jesus, Osvaldo Cerezer e Renilson Ribeiro.

Lygia Lima – Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24679 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada